segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Auriculoacupuntura

ORIGEM
Surgiu na China há cerca de 5 mil anos. 400 anos a.c., os livros de medicina já consideravam que a orelha não era um simples órgão e que tinha relação com todo o sistema do organismo humano.
Em 1951, o médico francês Paul Nogier ficou intrigado quando um de seus pacientes disse ter se curado de uma terrível dor ciática por intermédio de um curandeiro de Marselha, após a queima de um ponto no interior das orelhas (cauterização). Curioso, ele passou a repetir o procedimento em casos semelhantes. O sucesso o incentivou a pesquisar até conseguir completar o mapeamento das orelhas, associando as mais variadas regiões do corpo a pequenos pontos em sua superfície, observando ainda, a semelhança da orelha à posição de um feto de cabeça para baixo.

O QUE É / PARA QUE SERVE
Através da auriculoacupuntura pode-se avaliar e tratar desequilíbrios que podem causar as mais variadas disfunções ou doenças, muitas vezes antes mesmo destas surgirem.
As orelhas possuem pontos ou áreas de reflexo que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo, e quando estes são estimulados por sementes fixas por um pequeno esparadrapo ou pela agulha de acupuntura, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo a cura.

VANTAGENS
Tratamento em grupo;
Tratamento rápido e eficaz;
Método econômico e prático;
Ausência de transtornos, não causando efeitos colaterais;
Simplicidade no diagnóstico.


O CURSO
Fiz o curso de auriculoacupuntura com Jailson Matos (81-8730 0617), aqui em Recife. Gostei muito do curso, que durou um fim de semana. No primeiro dia tivemos teoria e no segundo tivemos prática. Atualmente estou estagiando.