quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Chapada dos veadeiros (GO)

No dia 26/08 assisti no SBT Repórter uma reportagem sobre a Chapada dos Veadeiros, a qual achei muito interessante devido à seus mistérios. Foi o que me inspirou a criar esse blog e compartilhar com os leitores experiências, dúvidas e conhecimentos sobre assuntos espirituais, místicos e, claro, misteriosos.

A CHAPADA
Conhecida por suas cachoeiras, canyons, cavernas, flora e fauna riquíssimas, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros apresenta ao visitante uma beleza exuberante e intrigante. Além de toda a natureza, é a área com maior luminosidade vista da órbita da terra, segundo pesquisa da NASA. Isso ocorre devido à quantidade de cristais de quartzo que afloram do solo, além de inúmeros outros metais e minérios. Por isso, muitos místicos também costumam buscar energia neste local.
Água é o que não falta por lá. As trilhas levam à cachoeiras e poços de águas cristalinas e de cor castanha. Campos de flores, mirantes, mamíferos em extinção e até um curioso vale rochoso com piscinas naturais e, minigrutas e o Vale da Lua também encantam.
Até a história geológica da região acentua essa religiosidade e misticismo, pois se acredita que as origens da Chapada remontam a milhões de anos, no tempo em que o Pangéia, um imenso continente formado pela África, América, Ásia e Oceania unia Brasil e Índia. Com o passar do tempo, esse bloco gigantesco deve ter sofrido rupturas e deslocamentos para distribuir os continentes como aparecem hoje. Além do mais, pesquisas geológicas atuais mostram singulares semelhanças entre as rochas da Chapada e as rochas existentes na região onde vivem os povos Gond, no coração da Índia.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros nasceu em 1961 com a euforia do surgimento de Brasília, durante o governo Kubtischek. Dentro de seus 65.514 hectares está uma importante amostra do cerrado brasileiro. Está localizado no Nordeste do Estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Seja na natureza ou em uma das mais de trinta terapias e vivências existentes em Alto Paraíso é impossível não encontrar paz e mergulhar no clima zen da exótica Chapada dos Veadeiros.

 


.
Tem as impressionantes cúpulas orientais pontiagudas, semelhantes a grandes gotas coloridas, que se erguem em Alto Paraíso de Goiás, transformando essa cidadezinha situada às portas da chapada, em uma paisagem mística e quase sobrenatural. Os participantes dessas crenças, além de reverenciar suas divindades e prever a salvação que somente será possível nestas paisagens, buscam essencialmente uma convivência harmoniosa com a natureza. 
Lá é muito comum a visão de OVNI's e coisas do tipo, alguns moradores e visitantes fazem vigília para tentar ter algum contato com os extraterrestres, tanto que a maioria da população afirma ter presenciado alguma visão de OVNI's.

Não importa a crença, mas que há algo de especial nesse lugar, isso posso afirmar.