sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Meditação:o que é e para que serve


A meditação consiste de práticas diárias envolvendo essencialmente concentração da atenção. Embora apareça com uma aura mística, sua prática regular proporciona vários benefícios e aperfeiçoamentos práticos, como:
- descanso físico, mental e emocional
- aumento da capacidade de concentração
- maior auto-liderança
- maior liberdade de escolha
- senso de identidade mais livre e mais rico em possibilidades.
Os benefícios da prática da meditação para a saúde, a inteligência e o equilíbrio psíquico são:
Reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e melhora a oxigenação e a freqüência cardíaca. Seu reflexo no sono é um repouso mais tranqüilo, sem interrupções. Ela atenua enxaquecas e resfriados, acelera a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar. 
No campo psíquico, a prática mantém a pessoa num relativo estado de equilíbrio, com uma lucidez que a impede de entrar em conflitos emocionais internos, principalmente de origem afetiva. Há, por parte de quem a pratica, muito mais clareza mental, objetividade, paciência, compreensão e justiça.
A meditação em geral pode envolver sons, mas não linguagem falada ou pensada, ao contrário, um dos objetivos é justamente ativar um nível de não-pensamento lingüístico, que embora seja útil em algumas situações, não o é em outras.


Tem um vídeo muito bom no youtube ensinando a meditar. Abaixo o link:

http://www.youtube.com/watch?v=UY6o3U5GVSs
.
.
Já tive a experiência de meditar, embora não faça disso uma prática diária, por razão da falta de tempo.Todos os sábados uma amiga da família organiza uma meditação em sua casa, já fui muitas vezes, mas quando estiver com mais tempo (estou em ano de vestibular) serei frequentadora de todas as semanas.
Muitas pessoas que vão para lá relatam ter experiências de visões (de mestres ascencionados, etc.), inclusive meu namorado, das duas vezes que me acompanhou, afirmou ter tido visões (ele émuitosensitivo).
Mas uma coisa que com certeza todos sentem, é uma energia boa, de todo modo vale a pena